Coordenador : Maria Isabel do Nascimento
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391029.2206.199166.07032023
Departamento/Setor: MCG
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças matriculadas no ensino fundamental (do primeiro ao quinto 1 a 5 ano) da instituição parceira, Bem como, professores e colaboradores da escola (cozinha, merendeira, faxineira). Alguns eventos contemplaram a presença de pais/responsáveis.
Local de atuação: A ação será desenvolvida nas dependências ds instituição parceira - Creche Vivendo e Aprendendo, localizada na Rua da Proclamação, 58 - complexo da Maré.
Objetivo
Objetivo Geral Debater temas articulando saúde e educação para a vida transversais à educação básica, considerando o conhecimento popular e o acadêmico. Objetivos Específicos 1) promover oficinas para discussão de temas demandados por crianças, pais e professores 2) articular o conhecimento acadêmico com as demandas de crianças, pais e professores 3) produzir material educativo orientado por demandas, questões e problemas levantados por crianças, pais e professores.
Resumo
A aproximação universidade-sociedade delineia um canal de trocas que tem como fundamento as demandas e necessidades das pessoas, configurando um componente de iniciativas de extensão. A extensão universitária permite articular os conteúdos estruturantes do processo de formação, bem como dá oportunidade aos participantes de viver experiências novas, articulando às suas histórias de vida, e sobretudo, reconhecendo como legítima as experiências e saberes trazidos pelos participantes. Nesse sentido, ouvir as crianças e dialogar com elas é tratar, no presente, de trocas de ideias que não só importam ou atraem a atenção delas hoje, mas que podem impactar no futuro. Assim o presente projeto de extensão visa debater temas articulando saúde e educação para a vida considerados transversais à educação básica, considerando o conhecimento popular e o acadêmico. Tomará lugar, em uma instituição de ensino fundamental localizada na Comunidade da Maré, e terá como público alvo crianças que estudam na escola, seus pais/responsáveis e professores.